sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Festival

Mombojó marcou presença no Festival Planeta Terra 2010!

Banda abriu o Festival (20/11) às 16h.

Site: Planeta Terra Festival 


Mombojó. Foto: Divulgação
 Mombojó é confirmado como atração do Planeta Terra Festival

Formado por Felipe, Chiquinho, Samuel, Marcelo e Vicente, o Mombojó é um grupo de Recife que soube ganhar fãs com o passar do tempo e seguidores fiéis com os discos NadadeNovo (2004) e Homem-Espuma (2006). Com seu novo álbum, Amigo do Tempo, a banda se junta aos grupos nacionais que tocarão no Planeta Terra Festival, que acontece no dia 20 de novembro, no Playcenter, em São Paulo. (Eles tocarão às 16h). Nome forte do cenário alternativo da música brasileira, o Mombojó já recebeu prêmios importantes, como o de Melhor Banda por duas vezes pela Associação Paulista de Críticos de Arte, em 2005 e 2006, e já participou de eventos tradicionais de música, como o Abril Pro Rock e Tim Festival. Sua sonoridade nunca perdeu o elo com sua origem independente e sempre rompe com rótulos passeando pelo rock, bossa nova, eletrônica, jazz e o que surgir. 
________________________
Planeta Terra Festival
Já marcado no calendário dos fãs de música, o Planeta Terra Festival se tornou um dos eventos mais aguardados do segundo semestre. Depois de trazer nomes como Lily Allen, Kasabian, Kaiser Chiefs, The Offspring, Foals, The Breeders e Bloc Party, o festival passou a ser realizado no Playcenter, em 2009, e juntou grandes nomes da música aos brinquedos do parque na capital paulista. No ano passado, Iggy & The Stooges, Sonic Youth, Primal Scream, Maximo Park, The Ting Tings, Metronomy, Patrick Wolf e os brasileiros do Macaco Bong, Móveis Coloniais de Acaju e Copacabana Club embalaram o público. 

"Momento Fã Mombojó"

Versão de André Menezes em "O Mais Vendido" | Álbum: Homem-Espuma (2006)


Mombojó - O Mais Vendido (by Andre Menezes) by Viva Mombojó

Site Mombojó


"O Mais Vendido", na Fundição Progresso (12/11)

"Antimonotonia", CONEXÃO PE (13/11)

Fonte: Mombojó

quinta-feira, 18 de novembro de 2010



Mombojó, Amigo do Tempo. (2010)



De fato, 2010 tem sido um ano de bons lançamentos, poucos, mas bons. Mombojó se enquadra em um deles. A banda recifense que já conta com dois álbuns de estúdio, lançou seu terceiro trabalho recentemente e totalmente grátis pelo seu site. Amigo do Tempo é o título do novo álbum, que sinua deliciosamente de maneira despretensiosa entre as melodias das guitarras e os experimentalismos tropicanos do grupo, ou, como diz a faixa de abertura "...sempre a estimular o alcance por novas sensações".

Para não cair no clichê: não é o melhor álbum só por ser o mais recente, mas também não é o pior, e não se trata de um rótulo de um produto. Se trata de um grupo resgatando suas influências e experimentando suas qualidades como músicos de uma maneira totalmente despretensiosa.



• Faixas:
 
A levada melódica de Entre a União e a Saudade é um bom interlúdio da experimentalidade que o álbum propôe. O vocal rebuscado no regionalismo dá um toque especial ao que nos remete muitas vezes à algo bem similar a um Los Hermanos na fase Ventura, mas sem querer exagerar nas comparações e menosprezando o trabalho da banda, Mombojó ressalta as suas melodias com muito mais vigor. Os teclados deslizam pretensiosos em guitarras afundadas em efeitos profundos, a bateria salta as vezes, mas não é o condutor-chefe, o trabalho de condução fica nas cordas vocais, que representa bem seu papel.

Mombojó - Entre a União e a Saudade by k7fm

A segunda, Antimonotonia, segue com uma introdução que conduz instrumentos de sopro, guitarras cinquentistas e uma linha de bateria bem chegado à uma balada praiana. A música tem identidade única, mas talvez soe incompreendida para quem a ouve assim pelas primeiras vezes. Começa com um ritmo saxofônico que vai se desfazendo pelos 3, 4 minutos acaba virando uma coisa totalmente diferente do seu início. Experimentalismo que talvez não soube ser traduzido, ou que talvez tenha uma linguagem de "difícil" acesso.


Passarinho Colorido reconduz o estilo, a estética e a sonoridade. Um passeio por várias veredas, a música começa com a "geometria inflexível" que determina o espaço, as guitarras leves deslizam entre um blues desinteressado na magia de ser comum. Surge na atmosfera um sintetizador que redesenha as melodias e refaz o ritmo lá pelos 1.40 minutos. O teclado que divide a música em duas. Eu tô num processo que precede a vida.


Justamente é o cruzamento mais delicioso que tenho ouvido nos últimos tempos de sintetizadores com cordas. Amadurecimento que possibilitou a andada do grupo por essas veredas. E o melhor: faz isso tudo soar tão normal. Um minuto a mais, agora tanto faz. A melodia caminha, a bateria acompanha e o resultado disso é que a quarta faixa gruda fácil fácil. Um dos pontos altos, mais, um dos picos.


Qualquer Conclusão é a continuação da atmosfera que a quarta faixa propoê. Uma viagem musical entre o doce vocal do Felipe S, a guitarra cheia de casas altas e melódicas, e uma linha de baixo extremamente viril que caminha e se encaixa entre as lacunas deixando-nos simplesmente admirados pelo tom senil da música, mas enfim, não se deixe levar pela crítica, e Tire qualquer conclusão sobre o que quiser de mim.


Praia da Solidão toca o álbum a frente com um baixo interessante, uma bateria que guia os compassos, o teclado que desafina e desatina e a guitarra que dá uma melodia e ar bucólico ao contexto que se insere os vocais: Fui procurar...Um lugar...Pra ficar só...Em mim...Só pra mim...Um tom lo-fi que aguça as sensações e desafia os menos complexos. Balada romântica, descompromissada. É assim que se sobressai sobre os muitos adjetivos que poderíamos dar.


Casa Caiada tem vocoder nos vocais, baixo destacado e vendo a vida passar a guitarra serve de ambiência e de ritmos quaternários que vão se sobrepondo e se construindo por camadas. Quanto a nostalgia vem a mente, eu volto da cidade vendo a lua me assistir.

Casa Caiada - Mombojó by outrocarlosgomes


Aumenta o Volume é recheada de reverberação, sintetizadores que gotejam aos poucos, bateria marcada pelos vocais, baixo que caminha deliciosamente em todos os momentos, e as guitarras, que soam acústicas quando necessário, e agressivas quando precisam se mostrar atuantes. Mombojó esbanja da sua música cosmopolita, e viaja por tons regionais, blues viajados, post-rock e californianos em teclados e em sonoridades que voam e aterrissam por ali e por aculá, fazendo tudo soar como uma orquestra bem calculada de entrada e saída de sons e sobreposições.

Triste Demais é outra balada desinteressada no mundo. Soa como uma auto-reflexão guiada com uma sutileza e suavidade. Traços do álbum por completo, que soa bem instrospectivo com pitadas de pop não tão fácil, mas sutil. E é a sutileza que faz com que as guitarras e o baixo andem tom sobre tom, dedilhados, em powerchord, por aqui e por ali. E quando tudo parece bom, ainda se ouve um teclado sinuoso vindo e indo pelos canais esquerdo e direito. Me resumo a sentir a vida (aaah-ah!)/Triste demais pra televisão.

Amigo do Tempo que dá nome ao disco, é a faixa mais comum depois se ouvir 9 faixas caminhando como capítulos sobre capítulos. É a finalização da obra, fazendo "misturas agridoces" para se eternizar e "ter o espírito do tempo".

Papapa soa mais como um "extra" do que qualquer outra coisa. Talvez por isso foi jogada para o final. É feliz, largada, sem medo de fazer pop. É o raiar do sol de um Mombojó amadurecido. É o fim épico. É sonhar em dormir na geladeira.

► Fonte: http://www.eltoron.com/2010-amigo-do-tempo-mombojo/
Mombojó em Ribeirão Preto/SP
Nesta quinta-feira, 18/11, o Mombojó tocará no Groselha Fuzz, em Ribeirão Preto/SP.

Daqui a pouco, a partir das 21h, a festa Groselha Fuzz comemora 6 anos em edição especial, com a banda Mombojó (Recife), no espaço Goa Lounge, um dos bares mais aconchegantes da cidade. Além do show, os djs @Eduhm, @DougPadilha@TiagoFuzz agitam a pista com hits, clássicos e novidades, a partir das 21h. Mais cedo, o Mombojó também se apresenta na loja Fnac (20h – Ribeirão Shopping), no formato pocket show gratuito, através do projeto Groselha Fuzz Sessions.


Fonte: http://www.groselhafuzz.com/hello/?p=1067 

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Amigo Mombojó: Eduardo Gabriel.
Obrigado, Eduardo, pelas fotos enviadas! Publiquei todas!

No último dia 13/11, sábado, o Auditório Ibirapuera recebeu o festival itinerante Conexão PE, que levou para São Paulo o Mombojó e Ortinho, com os convidados Jorge Du Peixe e o pianista Vitor Araújo.  Na ocasião, Mombojó e Ortinho lançaram o disco “Herói Trancado”. E o nosso amigo Eduardo Gabriel fez essas fotos e, gentilmente, as enviou para que fossem publicadas, com exclusividade, no nosso blog. Vejam como foi o evento:

Eduardo Gabriel
Auditório Ibirapuera - CONEXÃO PE, em 13/11/2010.

 








Amigo Mombojó: participe, galera!

Se você tem algum material sobre a banda - novidades, fotos, músicas, vídeos, links de matérias, mídias impressas, etc - mande para nós para publicação. Queremos o seu apoio. Pois aqui é o Reino da Alegria!

Espaço Fã Mombojó
Os e-mail's com o material [ou links] podem ser enviados para andreresponde@gmail.com com o assunto "Amigo Mombojó". Ou, ainda, @mnmenezes. Aguardo, galera!





Muito Obrigado ao Mombojó!
Mombojó publica post sobre Viva Mombojó em seu blog.

O pessoal do Mombojó, em seu blog, publicou nesta segunda (15/11) post sobre o Viva Mombojó!. O texto é de Marcelo Mendonça - guitarrista da banda - e agradece a criação do blog que considera "super atualizado" e diz que "sente orgulho da banda quando vê homenagens como essa". Confira abaixo o post:

 Post enviado no blog em 15/11/2010

Marcelo Mendonça | @celoskywalker

domingo, 14 de novembro de 2010

E eles RT mais uma vez!
Banda recomenda Viva Mombojó no twitter. Veja:

 twitter enviado em 14/11/2010

Papapa - Clipe 2010

Memória
Clipe 'Papapa' é indicado a melhor clipe do ano
Indicado a clipe do ano no VMB 2010 da MTV, Mombojó ganha reconhecimento de seu trabalho.

O Mombojó divulgou nesta semana o clipe da música "Papapa", que integra o álbum Amigo do Tempo, lançado pelo grupo pernambucano no mês de junho. O vídeo foi dirigido por Fernando Sanches e os integrantes aparecem vestidos de super heróis, com referências dos desenhos japoneses dos anos 90. Assista abaixo:


O álbum Amigo do Tempo marca o retorno do grupo que esteve um pouco ausente da música desde seu último lançamento, Homem-Espuma (2006). Os integrantes conversaram com a Rolling Stone Brasil a respeito do novo disco e sobre a atual formação, hoje um quinteto (após a saída do multi-instrumentista Marcelo Campello e a morte do flautista Rafael Torres). Ouça Grátis 

► Veja também: 

Mombojó no Twitter!

Mombojó agradece criação de blog
Banda agradece no twitter a homenagem do blog Viva Mombojó
Veja o twitter enviado pela banda:
 
Twitter enviado em 14/11/2010. Acesse: twitter.com/mombojo
Mombojó no RJ
Banda toca na Fundição Progresso (Lapa) em evento com outras 3 bandas alternativas.

Nesta última sexta (12/11) a banda Mombojó marcou presença num dos tradicionais centros de shows do RJ, a Fundição Progresso. Confira algumas fotos:

Briefing antes do show
 Acertando os detalhes
Vicente (Bateria)
Samuel (Baixo)
 Felipe S. (Vocalista)
 Marcelo (Guitarra)
 Samuel (Baixo)
 Felipe S. (Vocalista)
 Felipe S. (Vocalista)

Conheça a banda Mombojó e o hit “Papapa”

Surgida em Recife, capital Pernambucana, a banda “Mombojó” está conquistando um espaço cada vez maior no cenário Pop Rock brasileiro.

Desde 2001, os caras participam de festivais por todo o Brasil, entre eles, o Abril Pro Rock. Em 2007, devido a uma fatalidade, Rafael Virgilio ‘o Rafa’ desfalcou a banda que atualmente conta com Chiquinho, Felipe S, Marcelo Machado, Samuel e Vicente Machado.


Em uma entrevista concedida ao blog "Sobre Música" em 2005, Marcelo, um dos integrantes, afirmou que a banda cortou o nome original para ficar comercialmente viável.


Divulgação Mombojó
Mombojó com Serginho Groisman no Altas Horas

Neste ano, a banda apresenta seu terceiro álbum “Amigo do Tempo” que tem uma faixa que está fazendo muito sucesso “Papapa”. Ontem, os pernambucanos estiveram agitando a galera do Altas Horas e também de todo o Brasil pela Globo. Em uma postagem no twitter da banda, uma fã declarou que a sua noite ficou bem mais feliz com a apresentação.


Confira o clipe meio "power rangers" da Mombojó com o Hit "Papapa"   Vídeo ► Papapa